• Rua Barão de Uba, 341, Pça da Bandeira - RJ
  • contato@casadasbeirasrj.com.br

(21) 2273-1897 / (21) 99988-7945

História das Beiras

Quando um punhado de bravos beirões decidiu fundar a Casa das Beiras, criou-se um elo entre Brasil e Portugal, entre brasileiros e portugueses. É o Rio de Janeiro, a cidade que, no Brasil acolheu o maior numero de lusitanos, desde a sua fundação. Com a chegada da Família Real Portuguesa, que tantos progressos possibilitou ao povo brasileiro, nossa Cidade do Rio de Janeiro tornou-se a capital do Reino de Portugal. As Beiras foram o principal berço da imigração moderna para o Brasil. A Casa das Beiras é uma agremiação cultural e recreativa com o fim de manter viva a tradição regionalista dos Beirões e seus descendentes, perpetuando o extraordinário patrimônio de fidalguia e fraternidade entre o povo português e os brasileiros. Fundada em 19 de novembro de 1953, permanece fiel aos seus objetivos iniciais, há mais de 60 anos. A Sede inicial situou-se na Rua Conde de Bonfim 832, 1º andar, na Muda. Funcionando provisoriamente até 31 de dezembro de 1953.

Congregar oriundos e familiares da Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral, é a principal missão desta agremiação, tendo seu quadro social composto por portugueses e brasileiros. Uma casa luso-brasileira desde a sua fundação, onde os beirões demonstram grande amor à instituição e irmandade com os brasileiros que a frequentam e a ela se associam.

UMA CASA PORTUGUESA COM CERTEZA PREPARADA PARA RECEBER VOCÊ.

Galeria de Fotos

Rancho Folclórico

A história do Grupo Folclórico da Casa das Beiras teve início em 1966 quando nasceu o Grupo Etnográfico de Cantares e Dançares João Ramalho da Casa dos Lafões que ficava situada na rua Professor Gabizo, na Tijuca.

Como ocorreu com outras instituições luso brasileiras, a Casa de Lafões passou por dificuldades na década de 90, com isso a diretoria que terminou o mandato em 1994 não encontrou quem assumisse os destinos da casa. Daí surgiu a idéia de uma fusão durante a gestão do então Presidente da Casa das Beiras, o sr. Rui Martins Castanheira e com o apoio de sua diretoria, com o intuito de preservar a cultura e o folclore lafonenses, em 1996, passou a pertencer à Casa das Beiras todo o patrimônio da Casa dos Lafões, inclusive o Rancho Folclórico com seus trajes, objetos típicos e instrumentos musicais.

Rebatizado com o nome de Grupo Etnográfico de Cantares e Dançares João Ramalho da Casa das Beiras, já se encontrava perfeitamente integrado e atuando no Solar Beirão desde 1994, com isso, a ceia de natal daquele ano se caracterizou pelo congraçamento entre a nova Casa e o Grupo.

Em 2000, ocorreu a saída dos diretores artísticos. O Rancho passou, então, por reformulação, com novos componentes, mas manteve-se os cantares e dançares originais.

Em 2005, uma inovação foi introduzida no repertório: o Diretor ArtísticoFrancisco Correia Alves apresentou um projeto de folclore brasileiro, com danças gaúchas, xaxado, frevo, além do samba, com bateria, ritimistas e fantasias, abrindo espaço para novas manifestações culturais.

Em 2012, ocorreu mais uma mudança na trajetória do Rancho: no dia 17 de junho, durante a gestão do Presidente José Henrique Ramos da Silva, o grupo foi rebatizado com o nome de Rancho Folclórico Benvinda Maria da Casa das Beiras, em homenagem àquela que prestou inestimável contribuição ao folclore português e, principalmente aos folcloristas. Muitos tiveram a oportunidade de conhecer Portugal através das viagens anuais organizadas e comandadas por D. Benvinda Maria durante 25 anos.

Atualmente o Rancho Benvinda Maria da Casa das Beiras acrescentou ao aplaudido folclore de Manhouce, Vouzela, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Valadares, São Miguel do Mato, dançares e cantares de outras regiões das Beiras, tais como, Coimbra, Aveiro e Agueda, enriquecendo ainda mais o seu repertório tão bonito e singular.

Crédito das fotos: Aurélio Oliosi (Diretor Cultural)

Galeria Rancho Folclórico

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image

Awesome Image